Em uma viagem de moto em longos trajetos, estas dicas podem salvar sua pele
Quem nunca pensou em pegar uma Harley Davidson e sair pelo mundo viajando sem parar? Com certeza, essa deve ser uma das experiências mais libertadoras que alguém poderia ter. Por isso, muitos estão aderindo a essa prática, pegando suas motos e realizando viagens com trajetos variados, indo desde opções curtas até trajetos longos.
O vento no rosto, a sensação de liberdade, o contato direto com a estrada é único. Mas, com toda essa adrenalina, também surge a necessidade de tomar uma série de cuidados para garantir que sua viagem seja divertida e segura. Afinal, não dá para aproveitar a estrada se a segurança não for prioridade.
Seja apostar em uma tecnologia de recuperação para moto para caso de furto, seja investir na própria segurança, com capacetes, roupas adequadas e sapatos, todos os pontos precisam estar alinhados antes de partir rumo ao destino.
4 passos para ter mais segurança de moto em viagens em trajetos longos
Quer sentir a adrenalina de viajar por longos trajetos de moto, estilo motoqueiro? Então, existem quatro passos que devem ser postos em prática para garantir mais segurança nos trajetos longos. Veja a seguir!
Manutenção da moto
Antes de mais nada, a primeira coisa a que é preciso se atentar antes de uma viagem longa de moto é garantir que a máquina esteja em perfeitas condições. Parece óbvio, mas muitos motociclistas negligenciam essa etapa, achando que a moto está “funcionando bem” e que não há necessidade de conferir os detalhes.
É fundamental fazer uma revisão completa da moto. Isso inclui checar os pneus (tanto a calibragem quanto o desgaste), os freios, o nível de óleo, a corrente e todos os componentes que possam interferir na performance e na segurança.
Planeje a rota e fique de olho no clima
Feito o passo acima e com a plena certeza de que a moto está zero bala, é possível seguir para o próximo passo, que nada mais é do que planejar a rota e ficar de olho no clima. Lembrar que está viajando de moto e que qualquer chuva pode frustrar os planos e oferecer risco à vida é fundamental.
Equipamentos de proteção
Agora que a parte técnica e o planejamento estão em dia, é hora de falar sobre um aspecto que, muitas vezes, pode ser deixado de lado, mas que é essencial: os equipamentos de proteção.
Um capacete de qualidade é obrigatório, claro, mas ele não é o único item que o motoqueiro precisa ter para garantir sua segurança. Jaqueta própria para motociclismo, luvas e o uso de roupa impermeável irão fazer a diferença no decorrer da viagem.
Instalação de um rastreador
Por fim, o último cuidado é bem importante para acabar não ficando na mão. Infelizmente, a realidade é que roubo de motos é algo que pode acontecer em qualquer lugar, principalmente em grandes centros ou até em locais mais isolados. Por isso, instalar um rastreador é uma solução eficaz para aumentar a segurança.
Com um rastreador, é possível monitorar em tempo real a moto e, em caso de roubo, as chances de recuperá-la são bem maiores.
Além disso, muitos rastreadores possuem alertas de movimento, o que significa que a pessoa será avisada imediatamente se a moto for mexida sem a sua permissão. Isso oferece não só uma camada extra de proteção, mas também tranquilidade durante toda a viagem.Então, com essas dicas simples, é possível ter uma boa viagem até em trajetos bem longos. Preparado para começar a colocá-las em prática? Pode ter certeza de que, após fazer isso, o aventureiro que adora viajar de moto se sentirá muito mais livre e seguro.