Manutenção preventiva: saiba de quanto em quanto tempo revisar sua moto

Conheça os intervalos de manutenção das principais peças da sua motocicleta

Segurança no trânsito vai além de dirigir respeitando as leis e adotando medidas para prevenir acidentes. Isso inclui também fazer a manutenção do seu veículo, assegurando assim que todas as suas peças estão boas para uso.

Quem tem moto sabe que a manutenção preventiva delas acontece com mais frequência do que as dos carros, uma vez que o desgaste das peças é maior. Porém, como saber que está na hora de trocar freios, pneus ou paralama de moto? Neste texto, conheça a frequência com que a revisão das principais peças da moto deve ocorrer.

Pneus

No caso dos pneus, é importante checá-los semanalmente, procurando alguma bolha, avaria na borracha ou se há algum objeto preso neles. Aproveite para verificar se o pneu está muito murcho e se não estão gastos demais, observando os sulcos deles. Se a borracha estiver no nível do indicador, é preciso trocá-los. A calibração do pneu também é fundamental, sendo necessário seguir as instruções do manual do veículo para colocar a pressão ideal em cada um deles.

Corrente

Uma peça que merece muita atenção é a corrente, sendo que o dono da moto deve checar sempre se não há folga nela. O manual do veículo aponta qual é a folga máxima permitida, sendo que se ela estiver além (em torno de 1,5 cm), é preciso fazer o ajuste da corrente com o mecânico.

Essa checagem deve ocorrer ao menos uma vez por semana, tanto visualmente como utilizando as mãos. Além disso, o motociclista deve limpar a corrente e lubrificá-la para reduzir o desgaste das engrenagens, aumentando assim a sua vida útil. A lubrificação (que deve ser feita com o óleo indicado pelo fabricante) deve acontecer a cada 500 km rodados ou após a foto enfrentar muita poeira, terra ou chuva.

Óleo do motor

Tanto donos de motos como de carros devem ficar atentos ao nível do óleo do motor. Se a moto não tiver vazamentos, essa checagem pode acontecer semanalmente, sempre com a motocicleta fria e desligada e na posição vertical, sem estar apoiada no cavalete. Feito isso, retire a vareta do óleo e veja o nível de lubrificante, que deve estar entre as marcas de mínimo e máximo.

Já a troca do óleo deve seguir as instruções do manual do proprietário, tendo atenção para utilizar o lubrificante ideal para o motor e a periodicidade. De modo geral, essa troca ocorre a cada seis meses ou 2 mil km rodados, o que acontecer antes.

A exceção fica para a primeira troca do óleo, que deve acontecer após os primeiros 1 mil km rodados do veículo. Deve-se aproveitar o momento para trocar o filtro do óleo junto com o lubrificante, impedindo que detritos e sujeira do óleo antigo contaminem o novo.

Filtros

Você já sabe que deve fazer a manutenção regular do filtro de óleo, mas ele não é o único filtro da motocicleta. Ela também possui um filtro de combustível e um filtro de ar, que necessitam igualmente ser trocados periodicamente. Se isso não ocorrer, há o risco de contaminação do motor por partículas de sujeira e outros detritos nocivos.

Geralmente, a troca desses filtros deve seguir as recomendações do fabricante da motocicleta, mas é normal que essa troca aconteça a cada 10 mil km rodados. Para assegurar que a troca é feita corretamente, o melhor é fazer isso em uma oficina especializada, já que é um procedimento que requer ferramentas apropriadas e conhecimento técnico.

Freios

Ninguém quer pilotar uma moto com problemas nos freios, não é? A cada 1 mil km rodados, deve ser feita uma checagem visual deles, verificando se há riscos ou ranhuras nos discos. No caso das pastilhas, é preciso ficar de frente para a roda e observar se elas não estão gastas demais. Caso não seja possível vê-las, note se há algum barulho de atrito metálico quando o freio é acionado. Outro sinal de desgaste e de que está na hora de fazer uma revisão é se há necessidade de maior esforço na alavanca quando se usa o freio.

Bateria

Por fim, há também a bateria. Como elas são seladas, não exigem muita manutenção, uma vez que duram cerca de três anos e são conhecidas por terem boa confiabilidade, raramente deixando o motociclista na mão. Entretanto, dependendo das condições de uso, ou caso o dono deixe a moto muito tempo parada, o desgaste da peça pode ser maior.

Para saber se ela precisa de revisão, é importante prestar atenção ao usar as luzes e os faróis da moto. Se perceber alguma fraqueza na energia elétrica, é melhor levá-la ao mecânico para uma checagem da carga da bateria, além de confirmar se não há desperdício no sistema.

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