Será que está na hora de trocar os pneus do seu carro? Aprenda a avaliar com os principais sinais
A manutenção e os cuidados de um carro passam por todas as suas partes. Da mecânica à elétrica, de seus complexos mecanismos aos elementos estéticos. Passa, também, claro, pelos cuidados com os pneus. Afinal, eles são fundamentais para a segurança e a dirigibilidade do veículo.
Mas mesmo com todo cuidado do mundo, todo pneu possui uma vida útil na qual pode ser utilizado com segurança. Isso significa que, em algum momento, chegará a hora de trocá-los por novos. Porém, antes de você comprar seu novo pneu para carro, é importante conhecer os sinais que indicam que chegou a hora de fazer essa substituição.
Como todo componente de um veículo, os pneus também se desgastam e deixam sinais de que chegou a hora de dizer tchau para eles. Contudo, será que você já conhece esses indícios? Será que você está atento a cada um deles?
A seguir, vamos te contar com o que você precisa ficar alerta e os principais sinais — visíveis e invisíveis — de que chegou a hora de aposentar seu conjunto de pneus.
Principais sinais de que chegou a hora de trocar os pneus do carro
O indício mais conhecido de que seus pneus precisam ser substituídos são os sulcos. Sabe aqueles “traços” que percorrem todo o pneu? Estamos falando deles. Eles servem para evitar a aquaplanagem ao dirigir em superfícies molhadas, canalizando a água para fora e garantindo a aderência do pneu.
Com o passar do tempo, eles tornam-se cada vez mais superficiais, devido ao desgaste dos pneus, e o desempenho em pista molhada é bastante prejudicado. Fique atento aos sulcos e como eles vão se tornando cada vez mais superficiais — em outras palavras, menos profundos.
Fissuras e rachaduras no pneu também são sinais de envelhecimento. É um desgaste natural, que acontece pelo uso, pela exposição ao sol e pelas variações de temperatura. Essas marcas indicam que o pneu está ficando ressecado e, portanto, mais suscetível a estourar a qualquer momento.
Um sinal por dizer “invisível” pode ser percebido ao dirigir. Se você sentir vibrações no volante ou vindos das direções dos pneus, significa que eles podem estar desgastados.
E por falar em desgaste, chegamos a mais um sinal importante a se analisar: o desgaste irregular. Por vezes, ao olhar rapidamente para o pneu, tudo parece estar em ordem. No entanto, ao prestar mais atenção, talvez você note desgastes maiores em uma região específica. Geralmente ocorre por problemas de alinhamento, suspensão ou pressão inadequada, e também representam um grande perigo.
Se o pneu está “ok” em sua maior parte, mas muito desgastado em outra, infelizmente também chegou a hora de se despedir deles.
Quilometragem excedida também é um sinal
Nem só de desgastes físicos depende um motorista para avaliar os pneus de seu carro. Felizmente, todo pneu vem com uma vida útil indicada pela fabricante — geralmente algo entre 40 mil e 80 mil quilômetros. Utilize esses valores como referência para entender se o desgaste está dentro do esperado. Caso o pneu já esteja “velho” mesmo sem ter completado o tempo de vida útil, a troca preventiva também é recomendada.
Lona exposta é sinal de desgaste extremo
O tópico final é dedicado aos motoristas mais desligados. Pode parecer mentira, mas alguns estão tão acostumados a rodar com pneus velhos e desgastados que eventualmente não percebem que a borracha está acabando e a lona que reveste o pneu por dentro ficou exposta.
Esse é um desgaste crítico e de grande perigo para todos. Os pneus nesse estado devem ser trocados imediatamente, pois podem causar acidentes graves. Quem nunca ouviu a expressão “o pneu está só no arame”? É sobre essa situação extrema que estamos falando.