Os pneus são parte fundamental de qualquer veículo que se movimente por meio de um conjunto de rodas, seja de 2, 3, 4, 6 ou 8. Eles são a única parte de um carro que tem contato direto com o chão.
Caso precise fazer uma alteração de emergência, por exemplo, você pode trocar o pneu 175/70 r14 para um modelo 175/65, lembrando que, apesar da melhora na estabilidade, ele acaba deixando o automóvel mais “duro”.
Seja qual for o modelo escolhido e o tipo de terreno a ser percorrido, fato é que qualquer pneu precisa passar por uma série de fases de produção até poder ser aplicado ao seu veículo. Conheça a seguir um pouco mais sobre esse processo.
Pneus: segurança e variedade de modelos
O pneu pode ser considerado um item de segurança fundamental para o bom funcionamento de qualquer veículo, seja uma bicicleta, moto, carro ou até mesmo um ônibus. Exatamente por isso, essa peça deve ser produzida com todo cuidado, passando por vários testes até poder ser, enfim, comercializada.
Vale dizer ainda que cada pneu tem suas próprias peculiaridades, como o tipo de veículo ao qual será colocado e o tipo de terreno que será percorrido. Há pneus para carros de passeio, pneus de inverno, verão e para todas as estações, off road, run-flat, industrial, de desempenho, de carga e os modelos para moto e bicicleta.
Considerando todos esses aspectos, os fabricantes poderão escolher quais são os melhores produtos e técnicas para criar o pneu adequado para cada situação. De todo modo, há um padrão geral quando estamos falando do processo de fabricação dessas peças.
Processo de fabricação dos pneus
Preparação dos materiais
Nesta etapa, é realizada a separação de todos os materiais que vão ser usados na confecção dos pneus, a exemplo das borrachas natural e sintética, tecidos, fios de aço e produtos químicos específicos. A seleção e mistura desses materiais é feita com toda cautela para garantir a qualidade do pneu.
Construção da carcaça
A estrutura interna que vai dar tanto o suporte quanto a rigidez necessária ao pneu é chamada de carcaça. Ela é feita com várias camadas de tecido, juntamente com a borracha. A posterior sobreposição e colagem dessas camadas vão formar o “corpo do pneu”.
Construção da banda de rodagem
Feita com uma borracha específica, a banda de rodagem é o componente do pneu que fica em contato direto com o chão, sendo aplicada à carcaça numa etapa chamada de “calandragem”. Essa etapa do processo cria sulcos e ranhuras específicos para que o pneu tenha tração e desempenho em diferentes condições.
Construção dos ombros e laterais
Os ombros e laterais também são feitos com um tipo de borracha mais reforçada, de modo a garantir uma transição mais suave entre a parede lateral do pneu e a banda de rodagem.
Vulcanização
Nessa etapa, também chamada de cura, o pneu é colocado em um molde e, posteriormente, é aquecido em alta temperatura. É a vulcanização que vai curar a borracha, de maneira a torná-la mais resistente à abrasão e também mais durável, além de dar ao pneu suas características finais.
Inspeção de qualidade
Depois de todos esses processos já mencionados, o pneu vai passar pela inspeção de qualidade, que diz respeito a alguns testes específicos para assegurar o bom funcionamento e a segurança da peça. São eles: teste de pressão, teste de balanceamento e inspeção visual.
Montagem e embalagem
Só após a inspeção de qualidade é que o pneu será montado — algo que é feito sobre aros de roda — e envolvido em uma embalagem adequada para que a peça seja então enviada aos varejistas e distribuidores de pneu para, posteriormente, ser vendida ao consumidor final.