O primeiro mês deste ano registrou o melhor janeiro para a venda de carros deste segmento
A procura por carros elétricos se intensificou nos últimos anos, com cada vez mais motoristas optando por essa escolha. Isso foi possível graças a uma série de fatores: o avanço de tecnologia nesse tipo de automóvel, o maior interesse do público por um carro que proporciona menos impacto ambiental, o aumento da disponibilidade de pontos de recarga da bateria e, claro, o barateamento desse tipo de carro, que deixou – ao menos em parte – de ser sinônimo de luxo.
Para se ter uma ideia mais clara, entre janeiro e outubro de 2022, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) registrou um aumento de 63% nos modelos dessa natureza que estão disponíveis no Brasil. Com isso, existem mais de 100 modelos de carros elétricos que é possível adquirir e realizar o licenciamento de veículos.
O crescimento da oferta é uma resposta para acompanhar o aumento do interesse e o crescimento de vendas de carros elétricos, sobretudo nos últimos anos. Apenas em 2022, foi registrado um aumento de vendas superior a 30% em relação aos números de 2021, com cerca de 45 mil unidades emplacadas até o mês de dezembro.
Os carros elétricos são considerados a base do futuro automotivo, justamente pelo maior destaque e importância que existe hoje em relação às alternativas sustentáveis. Mas o impulso nas vendas também é justificado pela gestão governamental, já que esses veículos contam com uma taxa de imposto de 0%. Essa norma facilita o acesso do consumidor brasileiro aos modelos internacionais por um preço mais em conta, tornando essa escolha ainda mais atraente.
Melhor janeiro da história
Dados da ABVE mostram que o ano de 2023 começou ainda mais aquecido no setor. Em relação às vendas de carros eletrificados, foi registrado o melhor mês de janeiro da série histórica, que começou a ser acompanhado em 2012. Ao todo, a Associação divulgou que foram emplacadas 4.503 unidades em todo o país, um crescimento de 76% em relação a 2022, quando o número de veículos vendidos foi de 2.558.
Comparado ao 1º mês de 2021, a diferença é ainda mais gritante. Neste ano, o número de emplacamentos foi de 1.321, ou seja, houve uma alta de 241% em apenas dois anos. Entretanto, ao ser comparado com dezembro de 2022, o que se registrou foi uma queda de 19%, uma vez que neste mês foram comercializados 5.587 carros elétricos.
Dos números de janeiro de 2023, a maior parte das vendas foram dos veículos classificados como híbridos não plug-in, os Hybrid Electric Vehicle (HEV). Elas representaram 45% das vendas de todo o segmento, com 2.041 emplacamentos neste mês. Dentro dessa categoria, ainda é possível uma divisão entre os HEV flex, que representam a maior parte das vendas (1.541 unidades vendidas) e os HEV a gasolina (500 unidades).
Em segundo lugar, ficaram os híbridos plug-in, ou Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV), que venderam 1.707 unidades e representaram 38% do total. O restante das vendas, com 755 emplacamentos (ou 17%), são referentes aos veículos totalmente elétricos a bateria, também conhecidos como BEV (Battery Electric Vehicle).
Também houve um crescimento que vale a pena ser destacado no market share dos veículos elétricos. A participação desse tipo de automóvel no mercado correspondeu a 3,4% em relação ao total de carros vendidos em janeiro (130.460 unidades segundo dados da Fenabrave). Pode parecer um número pequeno, mas em janeiro de 2022, ele era de 2%. Ou seja, um aumento considerável em um espaço de apenas um ano, comprovando o momento aquecido deste mercado.