Erros comuns ao trocar seu próprio óleo

Ainda há faça você mesmo em todas as comunidades e, com os tempos ficando um pouco mais difíceis recentemente, trocar seu próprio óleo ainda é uma maneira econômica de manter os custos de manutenção de veículos baixos. Quer você tenha trocado seu próprio óleo uma ou cem vezes, ainda existem erros simples que custam tempo e dinheiro. Não cometa esses erros na próxima vez que trocar o seu próprio óleo:

Você não se prepara para a mudança de óleo

Se você já foi a uma dessas lojas de troca rápida de óleo, deve ter notado que tudo o que eles precisam para concluir a troca de óleo está ao alcance de um braço da parte inferior do motor do seu veículo. Caminhar é uma perda de tempo e, para eles, tempo é dinheiro. Quando você está trocando seu próprio óleo, tempo pode não ser dinheiro, mas perder tempo procurando ferramentas ou peças não é eficiente. Tenha tudo coletado e pronto para uso quando você estiver pronto para começar.

Você não aqueceu seu motor

O óleo não flui bem quando está frio, então tentar drenar o óleo do motor vai demorar muito. Além de esperar que o óleo escorra, você não vai tirar um pouco que teria escorrido se estivesse quente. Você pode ligar o veículo e deixá-lo funcionar por 5 ou 10 minutos até que esteja próximo da temperatura normal de operação. Se você precisa de algo para fazer enquanto espera, vá buscar suas ferramentas e peças.

Você deixa cair o bujão de drenagem de óleo na bandeja de drenagem

Este é muito fácil de fazer, especialmente se o bujão de drenagem estiver quente. Muitas vezes não é uma questão de a temperatura ser muito alta, mas o plugue é pequeno e difícil de segurar. A maneira mais fácil de manter uma alça no bujão de drenagem é manter uma leve pressão empurrando-o para a bandeja de drenagem à medida que você o rosca para fora da bandeja. Ao chegar ao último fio do plugue, você o sentirá solto e poderá puxá-lo facilmente quando estiver pronto para drenar o óleo.

Você apertou demais o bujão de drenagem de óleo

Sempre há uma questão de quão apertado é o correto, mas não muito. Você nunca quer que o bujão de drenagem fique muito frouxo, pois perder o bujão e deixar o óleo ao longo da interestadual não é divertido. O melhor conselho sobre o bujão de drenagem é apertá-lo com os dedos onde a gaxeta toca a superfície da bandeja de drenagem e, a seguir, cerca de um quarto de volta no bujão de drenagem. Se você tiver um manual de serviço para o seu veículo, siga as especificações de torque para o bujão de drenagem de acordo com o torque recomendado pelo fabricante, também arruela de inox para Anel de vedação do bujão.

Você deixou a junta do filtro antigo para trás quando retirou o filtro de óleo do motor

Esse erro é mais comum do que você pode imaginar. A gaxeta de borracha no filtro pode criar uma ligação entre a superfície de montagem e a gaxeta ao longo do tempo. Quando o filtro é removido, a gaxeta pode ficar presa ao motor e pode causar um vazamento se você colocar um novo filtro de óleo com duas gaxetas (a velha e a nova). É fácil verificar visualmente o filtro ao removê-lo do motor e saber se a junta ainda está no motor ou não. Verifique também se o filtro tem uma nova junta. Parece estranho, mas podem sair da caixa durante o transporte em raras ocasiões. Colocar duas gaxetas causará o mesmo vazamento do que nenhuma gaxeta.

Você apertou o filtro de óleo de forma insuficiente ou excessiva

Apertar o filtro de óleo é muitas vezes como a história de Cachinhos Dourados. O filtro não deve ser muito frouxo, muito apertado, mas quase certo. Como você sabe quando está lá? A maneira mais fácil de lembrar quando parar de apertar é quando a junta do filtro entra em contato com a superfície do motor para girar apenas um quarto a metade a mais. Não apertar o suficiente permitirá que um pequeno vazamento ocorra. O aperto excessivo pode ou não vazar. Você pode não ver um vazamento, mas um filtro muito apertado será um urso na próxima troca de óleo.

Você adicionou a quantidade errada de óleo para o seu veículo

Adicionar a quantidade errada felizmente é um remédio fácil se você pegá-la rapidamente. Adicionar pouco óleo fará com que o motor esquente, pois não está obtendo proteção suficiente e, se funcionar por tempo suficiente, pode causar falha do motor. Adicionar a quantidade correta é uma maneira fácil de remediar essa situação. Adicionar muito significa que você só precisa drenar parte do óleo pelo bujão de drenagem. Isso pode ser mais fácil de escrever do que fazer, mas você pode permitir um pouco de cada vez e verificar o nível até que esteja correto para o seu motor.

Você se esqueceu de reinstalar a tampa de abastecimento de óleo do motor

Leva apenas uma fração de segundo para se distrair e esquecer de colocar a tampa de abastecimento de óleo novamente. Ouvimos a história de um novato esquecendo a tampa de um carro novo. Quando perceberam o erro, todo o compartimento do motor estava coberto de óleo. O isolamento do capô estava pingando óleo, e ele havia penetrado em todos os cantos da área do motor. Este é um erro simples que pode adicionar horas de limpeza ao seu futuro, sem mencionar a necessidade de adicionar óleo extra para substituir o que foi derramado.

Fazer sua própria troca de óleo do motor não é complicado, mas existem erros comuns que podem ser cometidos. Tome cuidado para evitar esses erros e manter seu veículo funcionando com força por muitos quilômetros. Se você tiver dúvidas sobre a viscosidade do óleo de que precisa.

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